Então, existe algo que seja mais importante do que preparar
e relacionar materiais para nossas aulas? Sim, existe! São os combinados entre a turma e o professor!
e relacionar materiais para nossas aulas? Sim, existe! São os combinados entre a turma e o professor!
Como dizem, não podemos jogar nenhum jogo sem antes conhecer as regras, e elas devem ser bem claras. Em sala de aula acontece a mesma coisa.
E é importantíssimo que tudo fique claro!
Desde o que não se pode fazer, passando pelas formas de avaliação até chegar nas condições negociáveis, como prazos para trabalhos. Regras de boas maneiras como tratar bem seus colegas e professores, incentivos dados a essas boas práticas, até uma simples ação como portar uma garrafa de água durante a aula, tudo explicado aos mínimos detalhe.
E não é apenas na educação infantil, os combinados devem ser bem claros em todas as etapas do ensino, até quando se trata de adolescentes e adultos!
Eu não dava importância para essa etapa até que passei a experimentá-la.
Deixar tudo claro desde o princípio faz com que o aluno compreenda o que está em jogo e, principalmente o que o fará "perder pontos" nele.
Quando não há uma explicação prévia, ou ela é insuficiente, a cobrança se torna ilógica, pois o aluno não conhece seus limites, bem como o que será levado em consideração em casa dia letivo.
Os enfrentamentos também se tornam muito mais raros e muito menos significativos, uma vez que o aluno consegue reconhecer o que há de errado em seu ato.
Com o tempo os próprios alunos se tornam cobradores desses combinados, levando ao professor questionamentos sobre suas práticas e métodos.
E isso se torna um vínculo muito forte entre aluno e professor.
Mas não pense que é apenas no começo das aulas, no início do ano letivo, que tudo deve ficar claro. A todo momento eles devem ser lembrados e, se houver um desentendimento, as regras devem ser revisadas. Uma assembléia em sala de aula se torna muito útil nesse momento!
Isso torna tudo mais claro, lógico e, principalmente, mais fácil de manter uma rotina em sala de aula.
Se ainda não tentou, tente!
Dou a minha palavra que tudo ficará mais fácil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário