Muitas pessoas, diante do sucesso em alguma prova/curso que seja exigido conhecimento em matemática, agradecem seus professores da disciplina.
Com certeza, nada mais justo.
Mas existe uma realidade que muitos ignoram. Só houve sucesso hoje se o alicerce do seu percurso foi FORTE!
E muitos também não imaginam, mas grande parte desse alicerce vêm da educação infantil.
Compreende-se que toda criança, desde que nasce, ela estabelece uma relação com a matemática. E a educação infantil se torna o portal para todo esse contato. Local onde, através de brincadeiras e atividades lúdicas, a criança se transforma e se molda ao longo do tempo.
Muitas das habilidades necessárias no futuro escolar são lapidadas nessa primeira etapa de ensino.
Mas como?
Simples, quando uma criança está no momento entretida num jogo, como LEGO ou outro, ela cria um ambiente que propicia a criatividade e a autoconfiança. Ela explora as possibilidades, cria um mundo fictício e, dentro dele, explora diferentes formas de solução de problemas.
Essa realidade toda é criada sem as pressões do nosso cotidiano, o que faz a criatividade alcançar níveis muito maiores do que nós temos na fase adulta.
A matemática deve ser compreendida não somente pelos cálculos e álgebra, mas como desenvolviment de situações problema, conhecimento de números, o saber contar, as noções de espaço, medidas e formas e o desenvolvimento da autoconfiança na resolução de desafios.
Dessa forma, jogos de encaixe, brincadeiras de faz-de-conta, cantigas infantis, atividades que estimulem a compreensão de quente e frio, dentro e fora, perto e longe e, principalmente, o conhecimento do próprio corpo e o desenvolvimento de suas habilidades motoras são atividades muito importantes nos quais a EDUCAÇÃO INFANTIL direciona e lapida os conhecimentos matemáticos.
Simples e incrível, não?