06 janeiro 2022

Diário de 2021 - PARTE 3 - FINAL

Ainda temos algumas histórias para contar...
Aí vão mais algumas anotações feitas entre setembro e dezembro de 2021.

08/10/2021 - "Cobrar é a minha maior dificuldade, em todos os sentidos. Quando comecei a dar aulas, sem experiência e com a arrogância de um jovem de 18 anos, gritava por atenção e, quando não era suficiente, dava um baita PITI (Distúrbio NeuroVegetativo kkk).

   Era um baita escândalo, batia portas, berrava, enfim, um grande circo! Isso me deixava estressado, acabava com meu dia. A direção era chamada e eu perdia totalmente a autoridade. Isso aconteceu diversas vezes, incontáveis na verdade.

   Num certo dia, após um ataque desse tipo, uma professora assistiu toda a situação. Ela havia me dado aula no 1º e 3º anos do ensino médio, me conhecia bem. Naquele dia ela deixou a poeira baixar e foi ao meu encontro: 

Alberto, não faça mais isso. Você é jovem, tem toda vida pela frente, não estrague seu sistema nervoso. Seus alunos já pegaram seu ponto fraco e te testam a todo momento. Tens muitos anos de serviço ainda pela frente!"

20/10/2021 - "Aquela foi uma das lições que nunca vou esquecer. A partir daquele momento decidi, pela minha saúde, tornar-me menos suscetível ao desequilíbrio. Dediquei-me a conhecer meus extremos e observar os 'gatilhos' que me faziam perder o controle.

   E, graças ao bom Deus, consegui. Amadureci muito com isso tudo e, até hoje, quando percebo que vou sair do controle, me coloco 'à saída': Sair de sala, tomar um ar e me reconfortar.
Até hoje faço isso!
   Ninguém é de ferro, e tenho a gratidão de ter aprendido isso ainda jovem. Penso que não cheguei a agravai muito minha saúde."

12/11/2021 - "Numa reflexão sobre os problemas em sala, penso que 70% das discussões e problemas em sala de aula se dão por erros de comunicação e entendimento. Seja em qual etapa de ensino que for, os combinados e comunicados, ordens e determinações devem ser sempre claros!

   Outra coisa que agrava muito é a falta de posicionamento, ou o excesso, por parte do professor. O professor deve se manter como autoridade e se portar como adulto e, principalmente compreender que autoridade não é autoritarismo. 

Mandar é diferente de delegar! Como líder de sua turma, ou classe, o professor deve sempre orientá-la a seguir o melhor caminho!"

08/12/2021 - "Final do ano é um momento que tudo se torna nostálgico. Observo isso sempre e sinto, todos os anos, a mesma coisa.
   Os alunos, principalmente os que estão em final de ciclo (9º ano ou 3º Ensino Médio), começam a se despedir, percebendo que não verão mais seus colegas constantemente.
   Chega a emocionar o quanto amor e carinho eles tem, tanto por seus colegas, quanto com professores e, de forma especial, com a história que viveram na escola!"
______________________________

   Essas foram algumas anotações que, durante o processo, acabei fazendo. Durante as aulas de matemática procuro observar os detalhes. Meu ano de 2021 foi maravilhoso! E o seu, como foi?

Um comentário:

DESPEDIDA DA PIM ANDRÉIA - LACY FLORES 2023

           O mundo se transforma cada vez mais rápido e a capacidade de acompanhar essas mudanças varia conforme o desejo, disposição e os...