Durante os meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro de 2021 fiz algumas anotações como reflexões de momento. Vamos lá!
1/10/2021 - "Mais uma sexta-feira. Gosto de chegar agitando a todos com um grito 'sexta-feiraaa'. Isso se faz não por desgostar do trabalho, mas por gratidão a semana que passou e alegria pelo descanso do final de semana! Por vezes me sinto impotente, queria fazer mais pelas pessoas. Quem está a minha volta diz que é loucura, mas sempre quero fazer mais!"
Estava lembrando hoje dos anos que passei na Vila da Glória. Foi um momento turbulento em minha vida, meus pais estavam em processo de separação e eu no meio de um relacionamento muito conturbado. A E.E.B. João Alfredo Moreira, que ficava na Vila, foi uma das maiores fontes de paz, aconchego e serenidade. Trabalhei lá de maio de 2013 até dezembro de 2015, com um pequeno período em 2017 também (fevereiro a maio). Conheci muitas pessoas, cada uma com sua característica, com seu jeito, com uma vida diferente.
Lá tudo era muito diferente.
Entrávamos no barco e a sensação era estar sendo transportado para outro mundo! O tempo parecia passar muito lentamente. Ao atracar no trapiche caminhávamos 330 metros até alcançar terra firme, depois mais 1 quilômetro até o prédio da escola.
Foram muitos momentos, a maioria deles muito felizes.
Lógico que, como professor, não poderia deixar de passar um pouco de estresse e raiva vez ou outra. Confrontada com outras realidades, os alunos de lá tinham mais dificuldades, principalmente os vindos da 'Escolinha do Estaleiro', uma pequena escola com salas multisseriadas, o que tornava o ensino muito engessado. Essa escola ia até o 5º ano (antiga 4ª série) e todos provenientes de lá iam para o João Alfredo."
06/10/2021 - "Sempre fui bem recebido pelo povo de lá (Vila da Glória). Houve uma vez que, por motivo de fortes chuvas, o barco não atravessou e ficamos por lá. Não faltaram convites para pouso. Fomos até convidados a jantar na casa de um dos professores.
Era um local maravilhoso!"
CONTINUA...
Nenhum comentário:
Postar um comentário