Me desculpem os teóricos, mas se existe uma coisa em que desacredito é em metodologias "corretas" no ensino, seja qualquer disciplina que for.
Minha filosofia quanto professor é aquela que afirma:
E não é a que funcionou uma vez só, nem a inventada por último,
muito menos aquela praticada à mais de 50 anos. Metodologia correta é aquela que funciona numa turma específica ou até em um único aluno.
Um exemplo: As novas tendências do ensino de matemática falam sobre a importância de se dar significado à TABUADA, e não somente sobrá-la decorada, na forma tradicional.
Sim, concordo! Sou favorável do desenvolvimento da tabuada e no cálculo nos "dedos", do que na "DECOREBA".
Mas existem situações em que o método tradicional, através da repetição e cobrança, funciona. E é exatamente por isso que não deve ser abandonada totalmente só por novas linhas de tendência metodológicas.
Podemos manter sim um ensino tradicional, no quadro e caderno, se a turma estiver respondendo bem aos estímulos dados de forma tradicional, da mesma forma que podemos também nos aventurar pelas novas tecnologias e métodos, arriscar-se ao uso do telefone celular e dos aplicativos.
Mas tudo isso só será válido se houver APRENDIZADO!
Esse é o resultado do nosso trabalho!
Nada vale mais a pena do que garantir uma aprendizagem de qualidade, seja de forma tradicional ou de forma contemporânea e tecnológica.
Então, qual seu estilo? Se arrisca ou Mantém-se no tradicional? O que funciona para você?
Nenhum comentário:
Postar um comentário