14 abril 2022

Metodologias no Ensino de Matemática I: Resolução de problemas

 Para o sucesso no ensino de Matemática a humanidade tem desenvolvidos diversas metodologias, muitas delas ainda pouco exploradas pelos educadores. Abaixo vou deixar alguns fragmentos para o conhecimento dessas técnicas de ensino. Vale lembrar que esse artigo não tem como objetivo desenvolver um estudo científico mas colocar de forma mais simples possível esses procedimentos.

Resolução de Problemas

 Algo que é comum na vida de um professor de matemática: resolver problemas. Virou até um "clichê" da profissão!

 Mas, realmente, do que se trata a metodologia da resolução de problemas?

 Primeiro entende-se que nem tudo que é passado aos alunos é um PROBLEMA. Quando tem-se uma situação que pode ser resolvida de forma automática, rápida ou até com simples aplicações de regras matemáticas, isso não se trata de um PROBLEMA MATEMÁTICO, mas sim de um exercícios de fixação.

 Para que um exercício seja "elevado ao nível" de PROBLEMA, ele deve envolver um raciocínio lógico e exigir de quem o propõe a resolver a elaboração de um sistema de resolução.

Como se "RESOLVE" um PROBLEMA MATEMÁTICO?

 Quando um problema é proposto ele deve ser primeiramente interpretado, retirando assim todas as informações e as classificando quanto a sua utilidade.

 A segunda etapa é a formulação de uma estratégia de resolução, onde o aluno verifica quais são os cálculos e raciocínios envolvidos.

 Um terceiro passo é a execução! Após a análise e formulação da estratégia, parte-se para a prática: Resolver.

 A última etapa, e a dita "mais importante" é a análise dos resultados obtidos, onde o aluno verifica se sua estratégia foi corretamente elaborada e se a execução foi eficiente. É nesse momento que se apresentam os resultados!

 Interessante, não?

 Uma última coisa a destacar é que problemas matemáticos não necessariamente precisam conter números ou envolver fórmulas. Quando um jogo ou uma atividade demanda raciocínio e desenvolvimento de estratégias de resolução, se trata sim de um PROBLEMA MATEMÁTICO!

12 abril 2022

Metodologia certa é aquela que funciona!

 Me desculpem os teóricos, mas se existe uma coisa em que desacredito é em metodologias "corretas" no ensino, seja qualquer disciplina que for.

  Minha filosofia quanto professor é aquela que afirma:

Metodologia certa é aquela que funciona!

 E não é a que funcionou uma vez só, nem a inventada por último,
muito menos aquela praticada à mais de 50 anos. Metodologia correta é aquela que funciona numa turma específica ou até em um único aluno.

 Um exemplo: As novas tendências do ensino de matemática falam sobre a importância de se dar significado à TABUADA, e não somente sobrá-la decorada, na forma tradicional.

 Sim, concordo! Sou favorável do desenvolvimento da tabuada e no cálculo nos "dedos", do que na "DECOREBA".

 Mas existem situações em que o método tradicional, através da repetição e cobrança, funciona. E é exatamente por isso que não deve ser abandonada totalmente só por novas linhas de tendência metodológicas.


 Podemos manter sim um ensino tradicional, no quadro e caderno, se a turma estiver respondendo bem aos estímulos dados de forma tradicional, da mesma forma que podemos também nos aventurar pelas novas tecnologias e métodos, arriscar-se ao uso do telefone celular e dos aplicativos.

 Mas tudo isso só será válido se houver APRENDIZADO!

Esse é o resultado do nosso trabalho!

 Nada vale mais a pena do que garantir uma aprendizagem de qualidade, seja de forma tradicional ou de forma contemporânea e tecnológica.

 Então, qual seu estilo? Se arrisca ou Mantém-se no tradicional? O que funciona para você?

DESPEDIDA DA PIM ANDRÉIA - LACY FLORES 2023

           O mundo se transforma cada vez mais rápido e a capacidade de acompanhar essas mudanças varia conforme o desejo, disposição e os...