Para o sucesso no ensino de Matemática a humanidade tem desenvolvidos diversas metodologias, muitas delas ainda pouco exploradas pelos educadores. Abaixo vou deixar alguns fragmentos para o conhecimento dessas técnicas de ensino. Vale lembrar que esse artigo não tem como objetivo desenvolver um estudo científico mas colocar de forma mais simples possível esses procedimentos.
Resolução de Problemas
Algo que é comum na vida de um professor de matemática: resolver problemas. Virou até um "clichê" da profissão!
Mas, realmente, do que se trata a metodologia da resolução de problemas?
Primeiro entende-se que nem tudo que é passado aos alunos é um PROBLEMA. Quando tem-se uma situação que pode ser resolvida de forma automática, rápida ou até com simples aplicações de regras matemáticas, isso não se trata de um PROBLEMA MATEMÁTICO, mas sim de um exercícios de fixação.
Para que um exercício seja "elevado ao nível" de PROBLEMA, ele deve envolver um raciocínio lógico e exigir de quem o propõe a resolver a elaboração de um sistema de resolução.
Como se "RESOLVE" um PROBLEMA MATEMÁTICO?
Quando um problema é proposto ele deve ser primeiramente interpretado, retirando assim todas as informações e as classificando quanto a sua utilidade.A segunda etapa é a formulação de uma estratégia de resolução, onde o aluno verifica quais são os cálculos e raciocínios envolvidos.
Um terceiro passo é a execução! Após a análise e formulação da estratégia, parte-se para a prática: Resolver.
A última etapa, e a dita "mais importante" é a análise dos resultados obtidos, onde o aluno verifica se sua estratégia foi corretamente elaborada e se a execução foi eficiente. É nesse momento que se apresentam os resultados!
Interessante, não?Uma última coisa a destacar é que problemas matemáticos não necessariamente precisam conter números ou envolver fórmulas. Quando um jogo ou uma atividade demanda raciocínio e desenvolvimento de estratégias de resolução, se trata sim de um PROBLEMA MATEMÁTICO!